Nas últimas semanas, o vazamento de petróleo no mar do Nordeste brasileiro tem tido muita repercussão. A catástrofe ambiental deixou o oceano repleto de óleo, há um mês, sendo que nenhum tipo de providência foi tomada. Mais de um mês as praias do nordeste estão sendo contaminadas com vazamento de óleo e o governo Bolsonaro e Ministério do Meio Ambiente não fazem absolutamente nada. Um mês após o inicio do desastre, o governo agora acusa a Venezuela do vazamento. Bolsonaro quer esconder que governo não faz nada para conter o vazamento e acusa o governo Maduro para desviar a atenção.
A substância alcançou as praias pernambucanas de Piedade, Boa Viagem, Del Chifre, Cupe e Tamandaré. Passados mais de 30 dias, já são 132 praias do Nordeste atingidas pelo que se descobriu ser petróleo cru. Além dos mencionados, também foram atingidos Alagoas, Sergipe, Ceará, Piauí e Maranhão.
O presidente golpista e fascista Jair Bolsonaro acusa a Venezuela de ter liberado no mar o óleo, de forma criminosa para se livrar de sua responsabilidades. Empresas petroleiras de todo o mundo costumam em sujar o mundo com petróleo. O eixo do problema é o sistema capitalista, que tem no imperialismo o controle dos países menos desenvolvidos. O vazamento está sendo aproveitado de forma demagógica pelo governo golpista para se isentar de suas responsabilidades, não perdendo tempo em atacar a Venezuela.
É preciso compreender que o imperialismo é uma ameaça à autonomia dos povos em todo o mundo. Não haverá real independência, principalmente para os países oprimidos, cheios de necessidades sociais e econômicas, enquanto houver a ameaça dos países imperialistas. Fora Bolsonaro e todos os golpistas! Fora imperialismo da América Latina!





