No dia 26 de junho, o frigorífico, localizado no bairro Bela Vista, em Fortaleza, foi interditado e foram apreendidos 117 kg de carnes, sendo 100 kg de frango e os 17 kg restantes eram de carne de cordeiro.
Conforme os fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) foram constatadas irregularidades na atividade de abate de aves sem nenhuma condição de higiene e sem a autorização do Serviço de Inspeção Estadual/Federal. No momento da fiscalização o ambiente estava sujo, com fezes e sangue no chão, juntamente com os animais vivos entre outras aberrações.
O fato de os operários do frigorífico estarem trabalhando nestas condições já é passível de interdição
As Câmaras frias estavam danificadas e os funcionários tinham que trabalhar nas piores condições possíveis e imagináveis.
Há pouco tempo, nos estados do Piauí e Paraíba, uma quantidade enorme de frigoríficos se encontrava em condições idênticas às do frigorífico da av. Humberto Monte, no bairro Bela Vista, em Fortaleza, Ceará.
Nestes estados, os trabalhadores não tinham nem local para refeitório, alguns nem possuíam câmaras frias, as condições dos uniformes eram mais para outra atividade que não a de trabalho em ramo de alimentação, equipamentos de proteção e segurança não existiam.
É uma situação de escravidão que os patrões colocam os seus trabalhadores, fazendo-os exercerem suas atividades em um verdadeiro chiqueiro, além de fornecer à população produtos alimentícios de qualidade duvidosa.
A situação do frigorifico de Bela Vista é, sem tirar nem por, o que ocorreu nos estado de Piauí e Paraíba e, com um pouquinho mais de investigação, sem medo de qualquer erro, verá que na maioria dos frigoríficos do Ceará seguem a mesma cartilha, principalmente porque é sabido que os frigoríficos são os campeões em irregularidades no país.
A empresa está sujeita à multa de até R$ 1,5 milhão, além de medidas administrativas, de acordo com a gravidade da infração e reincidência. A penalidade será definida após parecer da junta de análise e julgamento de processos da Agefis.





