A mostra “Em Forma de Família”, em cartaz na Roberto Alban Galeria, no bairro de Ondina, em Salvador, expõe os trabalhos do artista paulista Geraldo de Barros (1923-1998) e de suas filhas. Considerado como um expoente das artes experimental e de vanguarda, o artista é mundialmente reconhecido. Suas obras apresentam um diálogo entre diferentes linguagens como desenho industrial, pintura, design, fotografia e pintura.
É a primeira vez que acontece a exposição de um conjunto representativo das obras de Geraldo de Barros e de suas filhas Fabiana, artista contemporânea que trabalha com internet, colagem, vídeos e fotografias e a poeta e artista visual Lenora, que pensa a sua obra a partir de diferentes linguagens como instalações sonoras, performances, fotografia e vídeo.
Entre as obras apresentadas estão as conhecidas “Fotoformas”, fotografias tiradas entre 1946 e 1951 e que, a partir de uma poética relacionada ao Expressionismo, remetem aos estilos cubista e construtivista. Também está presente a série “Sobras” que apresenta, em colaboração com o Instituto Moreira Salles (RJ), várias fotografias inéditas que refletem a respeito de um dos grandes interesses do artista: os limites entre o público e o privado.
De acordo com Lenora, seu pai “autofotografava com chapéus, roupas diferentes, era um apaixonado pelo cinema noir”. Em um de seus trabalhos presentes na exposição intitulado “Poema” a artista, influenciada pelo lado mais performático do pai, aparece tocando as teclas de uma máquina de escrever com a língua.
A outra filha de Geraldo de Barros, Fabiana, que vive em Genebra, na Suíça, apresenta como ponto comum entre o seu trabalho e o do pai o modo de compreender a questão social: “Assim como ele, que sonhava com um mundo igualitário, produzindo uma arte para todos, tenho uma preocupação em estabelecer uma relação direta com o público, privilegiando o contato humano e o contexto social”, afirma.
Até o dia 11 de janeiro, a exposição “Em Forma de Família” está aberta para visitação de segunda a sexta-feira das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 13h, na Roberto Alban Galeria, localizada na rua Senta Pua, 53, no bairro de Ondina, em Salvador.