No Conselho Estadual de Representantes (CER), ocorrido na última sexta-feira (16), a APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) aprovou a participação do sindicato na Caravana para Curitiba, em 14 de Setembro, pela anulação dos processos contra o ex-presidente Lula.
A inclusão desta mobilização no calendário da APEOESP, maior e mais organizado sindicato do país, representa um grande passo para impulsionar a mobilização popular contra o governo golpista de Jair Bolsonaro e a extrema-direita fascista, que atualmente controla o aparelho de Estado e busca implantar uma ditadura policial-militar no país.
Em São Paulo, o governo Doria (ou “BolsoDoria” do PSDB) atua para destruir a educação pública e os serviços públicos em geral, com o objetivo de aprofundar o ataque a todos os direitos políticos, sociais e democráticos da população. Doria é um representante do capital financeiro e seu projeto está sintonizado com Bolsonaro, no sentido de aprofundar o Estado policial em São Paulo.
A luta da APEOESP e dos professores estaduais deve ser orientada para uma greve de toda a educação pública contra a direita fascista. Todas as demais categorias de trabalhadores devem seguir o exemplo da APEOESP e se somar à Caravana pela anulação dos processos contra o ex-presidente Lula e propor uma greve unificada contra a direita.
Nesse sentido, a corrente Educadores em Luta, do Partido da Causa Operária, reivindica:
Reajuste salarial já.
Nenhum corte nas verbas para a Educação, que os capitalistas paguem pela crise. Mais verbas para a Educação. Verbas públicas somente para o ensino público.
Derrotar integralmente a “reforma” da Previdência. Aposentadoria para as professoras aos 25 anos de trabalho e para os professores aos 30 anos.
Fim do roubo dos salários: reposição integral das perdas salariais; Piso Salarial Nacional de R$ 6 mil para todos os professores (Meta 17 do PNE). Abaixo a Escola com Fascismo e a Militarização das Escolas.
Ensino Público, Laico e de qualidade para todos, em todos os níveis. Liberdade para Lula e todos os presos políticos. Anulação dos processos da criminosa operação lava jato.
Fora Bolsonaro e todos os golpistas. Eleições Gerais, com Lula candidato.