Nesta quinta-feira (28/11), o PCO e a APUB Sindicato realizam em Salvador na Universidade Federal da Bahia (UFBA) a exposição do filme “Carlos Marighella. Quem samba fica, quem não samba vai embora”(2011), do renomado cineasta e ativista político Carlos Pronzato.
A exibição ocorre à partir das 18:30 no Campus Ondina, na praça das Artes. Em seguida, ocorrerá um debate com a presença de Carlos Marighella, filho do ex-deputado Marighella, Diva Santana do Grupo Tortura Nunca Mais, Dep. Marcelino Galo, membros da comissão da verdade da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), estudantes e professores da UFBA.
A exibição do filme é bastante oportuna pois, no último dia 01/11 completou-se 50 anos do assassinato de Marighella pelas mãos da ditadura militar. Além disso, a situação política do país trouxe de volta ao centro dos acontecimentos figuras fascistas, profundamente reacionárias, defensoras da ditadura militar e aliadas do imperialismo. Soma-se aí episódios, cada vez mais constantes, de repressão e censura, como a imputada ao filme de Wagner Moura sobre Marighella, negado pela Ancine, comandada por Bolsonaristas.
Assim, a atividade realizada em um campus de uma das principais universidades públicas do país, realizada à portas abertas, é um símbolo para todos os setores populares e da esquerda progressista que devem voltar a ocupar os espaços públicos e a politizar o debate no dia a dia dos estudantes, professores e demais trabalhadores, rechaçando o desenvolvimento de grupos oportunistas, financiados pela direita golpista e fascista.
Exibição do Filme e debate:
*Fonte: http://www.lamestizaaudiovisual.com.br/
Horário: 18:30h
Local: UFBA – Campus Ondina, Praça das Artes.