Apesar das eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da USP terem sido feitas da forma “relâmpago”, a chapa Fora Bolsonaro! Lula Livre já! conseguiu se lançar como candidata.
Comandada pelo PT e pelo PCdoB, a atual chapa que comanda o DCE da USP convocou uma “eleição relâmpago”, o que significou pouquíssimo tempo para a inscrição das chapas e para a difusão das campanhas. Para falar a verdade, a dita “convocação” quase não existiu, uma vez que, além de ter sido feita às pressas, não foi divulgada em nenhum meio de comunicação oficial do atual DCE.
Apesar da tentativa antidemocrática, a qual serve para desmobilizar os estudantes e dificultar o destacamento de outra chapa que não seja a que já está no DCE, o PCO lançou a chapa Fora Bolsonaro! Lula Livre já! para concorrer a eleição e, em contrapartida à atitude do atual DCE, mobilizar os estudantes em torno de palavras de ordem fundamentais para a derrota da direita nas universidades.
Os estudantes são um setor fundamental para a luta política, por isso é necessário que essas palavras de ordem se espalhem ainda mais por todas as universidades do país. É preciso tomar os DCEs das universidades colocando como palavras de ordem principais o Fora Bolsonaro! e a Liberdade para Lula! para impor uma derrota aos setores reacionários que tentam tomar conta das universidades.
Os estudantes juntos com os trabalhadores também devem se juntar para derrotar a direita não só nas universidades, mas em todo o país. É necessário lutar contra o governo Bolsonaro e suas medidas fascistas por meio de mobilizações, colocando o povo na rua e levantando as palavras de ordem fora Bolsonaro! E liberdade para Lula!