Na noite de ontem (2), foi celebrado o Dia do Maracatu, no sítio histórico da cidade de Olinda. Instituído pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 1997, a data é comemorada anualmente pelos seguidores e simpatizantes de um dos elementos mais tradicionais da cultura pernambucana. Na edição desse ano, o Dia do Maracatu contou com um ingrediente a mais: as manifestações em torno da liberdade de Lula e do clamor pela derrubada do governo Bolsonaro.
A celebração contou com a participação de mais de dez grupos de maracatu. Mesmo debaixo de fortes chuvas, centenas de pessoas acompanharam as apresentações da noite, que tiveram muita dança, batuque e cantoria.
Além dos grupos, estiveram presentes militantes da luta contra o golpe. O Comitê Popular pela Democracia de Olinda, junto com militantes do Partido da Causa Operária, estiveram presentes coletando assinaturas pela anulação de todos os processos contra o ex-presidente Lula. Além dos abaixo-assinados, faixas, bandeiras, panfletos e adesivos estiveram aos montes nas ladeiras de Olinda.
Materiais como botons exigindo a derrubada do governo Bolsonaro foram rapidamente vendidos. Além disso, a palavra de ordem “Fora Bolsonaro”, entres outras que se colocavam contra o governo, foram gritadas durante a noite, mostrando a forte tendência à mobilização contra os golpistas.
É necessário aproveitar a revolta popular contra o governo Bolsonaro para efetivamente derrubá-lo. É preciso mobilizar os trabalhadores e todos os setores atingidos pelos golpistas para travar uma luta implacável contra a direita. Fora Bolsonaro e todos os golpistas! Liberdade para Lula!