Na próxima sexta-feira ( 2 ), às 20h30, no Centro Cultural Butantã, acontece a Homenagem: Violeta Parra e Víctor Jara com Dúo Manzanares. O evento é uma homenagem a dois importantes artistas de esquerda da música latino-americana, que serão bem representados pelo grupo chileno Dúo Manzanares. O grupo traz em sua bagagem o melhor da música de raiz latino-americana. A banda é integrada por César Villagrán e Marilyn Lizama.
Em seu trabalho, a cantora Violeta Parra sempre foi comprometida com a luta de classes, como na canção “Volver aos 17”, que foi gravada por Milton Nascimento e Mercedes Sosa. Parra também teve uma de suas canções gravadas (“Gracias a la vida”) pela intérprete brasileira Elis Regina. “La Carta” foi uma de suas canções cantada em momentos de comoção revolucionários. Victor Jara foi membro do Partido Comunista do Chile e integrante do Comitê Central das Juventudes Comunistas do Chile. Jara foi preso e assassinado pelo golpe de estado liderado pelo general Augusto Pinochet. Ainda no cativeiro, conseguiu escrever o poema “Somos cinco mil”. Além de canções, Jara também escreveu para o teatro.
Duo Manzanares toca pela primeira vez em São Paulo. No show, entre uma música e outra, eles narram um pouco da vida de Parra e Jara contando as motivações que os levaram a criar. O grupo também faz uma viagem pela música latino-Americana, gêneros folclóricos como o joropo da Venezuela, a dança da Argentina, a cumbia colombiana e outros. Eles pretendem viajar por toda a America Latina cantando. Em um ano e dez meses de viagem, eles já estiveram em 13 países e fizeram mais de 300 concertos. O grupo já esteve em países como México, Cuba, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina.
Homenagem: Violeta Parra e Víctor Jara com Dúo Manzanares.
Sexta-feira | 20h30 a 22h30
Centro Cultural Butantã
Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1882
Gratuito





