Da redação – Em mais uma demonstração de que o governo ilegítimo e golpista de Bolsonaro serve inteiramente aos interesses dos grandes capitalistas, inimigos número um dos interesses da população pobre, da classe trabalhadora e da juventude, o atual ministro da Educação, Ricardo Velez Rodriguez, declarou em entrevista concedida ao jornal Valor Econômico na última segunda-feira (28) que a “ideia de universidade pública para todos não existe”.
Ricardo Velez Rodriguez, o qual é pupilo do guru coxinha Olavo de Carvalho, tendo sido indicado ao ministério pelo próprio, afirmou ainda que as “universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual”. As declarações ocorreram durante uma entrevista na qual o ministro do governo golpista defendeu a proposta de Reforma do Ensino Médio, reforma esta que abre caminho para a privatização do ensino público no país.
As afirmações do ministro golpista da educação evidenciam o verdadeiro programa do governo ilegítimo de Bolsonaro para a educação. Ou seja, a entrega do ensino público para os grandes monopólios do ensino privado, a privatização das universidades públicas e das escolas, a imposição das mensalidades, o que levará a exclusão de milhares de jovens, filhos e filhas da classe trabalhadora, dos bancos escolares, seja do ensino básico, ou do ensino superior.
A única maneira de enfrentar esse ataque a um direito fundamental do povo é por meio da mobilização popular, da juventude universitária e secundarista. É necessário organizar os comitês de luta contra o golpe nas universidades e nas escolas, levantar a palavra de ordem de Fora Bolsonaro e todos os golpistas.