Hoje por todo o País serão realizados os atos convocados pela CUT contra o governo do golpista ilegítimo Jair Bolsonaro. Em seu chamado, a CUT enumera uma série de pautas contra o governo da direita, em um Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência. A data foi escolhida para ficar próxima do dia da votação da reforma da Previdência no senado, marcada para o dia 24. A CUT também realizará assembleias e reuniões nos locais de trabalho para discutir a reforma da Previdência e os ataques aos direitos trabalhistas.
Essa é uma iniciativa importante de uma central que reúne milhares de sindicatos em todo o país e constitui a maior organizações operária brasileira. A mobilização da CUT contra o governo golpista é fundamental na luta contra a direita. Para os trabalhadores o governo Bolsonaro é um inimigo mortal.
Em menos de um ano de governo, Bolsonaro está prestes a aprovar uma reforma da Previdência que significa o roubo das aposentadorias de milhões de pessoas e atacou uma série de direitos trabalhistas. Além disso, já anunciou que pretende tirar o reajuste do salário mínimo da Constituição e vender todas as estatais.
O Brasil está em um período favorável para a luta contra o governo, com uma tendência à mobilização. Em maio, dois grandes atos tomaram o país contra Bolsonaro, tendo os cortes nas universidades como estopim.
Agora, é preciso levantar também as palavras de ordem mais gerais de oposição ao governo, sem limitar-se a pautas parciais. A luta exclusivamente por pautas parciais pode levar à desmoralização e à desarticulação das forças que estão em luta contra a direita. É preciso ter uma política que aglutine e acumule forças para que de fato seja viável impor uma derrota à direita. Por isso, hoje é mais um dia para levantar a palavra de ordem Fora Bolsonaro!
Essa é a palavra de ordem mais popular no Brasil hoje, e representa uma saída à esquerda para a crise política nacional. A continuidade do governo Bolsonaro é um desastre para os trabalhadores e para o País. Esse é um governo neoliberal altamente destrutivo. Não é possível esperar até 2022, é preciso agir agora. Todos devem ir às ruas hoje para os atos convocados pela CUT.
Saiba onde já tem atos marcados:
Bahia
– Caminhada da Praça do Campo Grande até Praça Castro Alves em Salvador, a partir das 9h.
Brasília
– Ato na Plataforma inferior da Rodoviária de Brasília, a partir das 17h.
Minas Gerais
– A partir das 9h, manifestações dos servidores públicos municipais e estaduais, pressão nos escritórios regionais dos senadores e depois marcha pelo centro da cidade com concentração na frente da prefeitura.
Paraíba
– A partir das 5h, uma caminhada e limpeza na praia. A concentração será no Busto de Tamandaré, seguindo até o final da praia do Cabo Branco.
Pernambuco
– Ato na Praça do Derby, em Recife – concentração a partir das 14h.
Santa Catarina
– Ato com concentração às 15 horas, na Câmara de Vereadores em Guaramirim (Rua Vinte e Oito de Agosto, 2042- Centro) – para protestar e pedir uma audiência pública sobre o fechamento do terminal da Petrobras na cidade, pois esse abastece toda região e com o fechamento o município pode perder até 30% da arrecadação.
– Em Florianópolis, o ato está sendo chamado para às 17h, no largo da Catedral.
São Paulo
Na capital paulista, as atividades estão programadas a partir das 13h, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), com aula pública sobre aquecimento global e oficinas de cartazes. O ato terá concentração às 16h.





