Nessa terça (17), a exposição chamada “Um poema intenso cujo começo é aqui”, que acontece no Centro Cultural da Light, no Rio, recebeu uma placa de faixa etária mínima devido à série de esculturas “Mil novecentos e meia nove”, de Bruno Portella, que representa cenas de soldados envolvidos em atividade de cunho sexual.
O curador Matheus Simões publicou uma nota de repúdio à ação da Light, em sua rede social, afirmando tratar-se de censura. O curador afirma que “eu e outros artistas tentamos argumentar sobre a importância de se respeitar o projeto expositivo, selecionado e aprovado em edital, e principalmente todo o trabalho dispensado pelo artista, que já havia montado o trabalho no espaço”. Ele também pediu um pronunciamento da Escola de Belas Artes da UFRJ, que é responsável pelo espaço, afirmando que a decisão “comprometeu a integridade dos alunos (da instituição)”. O projeto é uma parceria da EBA (Escola de Belas Artes) com o Centro Cultural da Light.
De acordo com Simões, essas obras causam incômodo e não poderiam ser exibidas para não “afetar os ânimos dos militares do Palácio Duque de Caxias e que, supostamente, se interessariam por uma exposição sobre arte contemporânea e processos pedagógicos”.
A Light publicou nota oficial afirmando repudiar “qualquer forma de censura e afirma desconhecer práticas desse tipo no centro cultural”, justificando que algumas peças serão expostas com avisos de faixa etária devido ao trânsito de crianças.
Fica claro que, devido ao teor da imagem em questão (envolvendo soldados), quem se sentiu incomodado com a imagem foram os militares e que o pedido para a colocação da placa de restrição etária provavelmente veio deles, solicitando à Light que agisse de alguma forma. Vemos que uma censura total não foi possível, nesse caso, sendo mais branda e menos descarada do que temos visto com o caso da Ancine, por exemplo. Mas, mesmo assim, é necessário observar que temos um estado autoritário fortemente controlado por militares conservadores que visam impor os seus valores sobre a população.





