Como uma grande prova de sua lealdade aos povos oprimidos de todo o mundo, foi realizado em Cuba pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), uma atividade em defesa da liberdade do ex-presidente Lula, preso político do golpe de estado orquestrado pelo imperialismo.
Organizando em conjunto com trabalhadores e estudantes cubanos a campanha no país mostrasse internacionalmente muito viva, dando total suporte a defesa de Lula.
Anteriormente os cubanos já haviam dado diversas manifestações de seu grande apoio a luta contra o golpe no Brasil e pela Liberdade de Lula, agora, sob a direção de Fernando González Llort, presidente do instituto, realizou-se mais uma etapa desta campanha internacional.
Fernando além de enaltecer Lula e toda a mobilização em sua defesa trouxe consigo exemplo de Fidel, relembrando a perseguição política por ele sofrida, reafirmando o compromisso de Cuba na defesa dos países Latino Americanos, com sua solidariedade na luta contra o imperialismo.
Em seu discurso, o mesmo também declara “Lula fez em benefício dos mais humildes de Brasil, em 8 anos, o que nunca conseguiram as elites dominantes que hoje o mantêm como perseguido e preso político. Estas não perdoam os sucessos do primeiro presidente de origem operária na luta contra a pobreza em seu imenso país”
Além disso, denúncia o caráter farsa da operação que o levou a ser preso, expondo a armação política “O povo brasileiro e o mundo tomam consciência, a cada dia mais, de que é urgente lutar contra a injustiça histórica de que é vítima Lula. Está mais que provado que só a solidariedade internacional e a do povo brasileiro lhe libertarão do cárcere. O povo cubano sabe “
A atividade convocada junto ao comitê Lula Livre foi responsável por pegar assinaturas em nome da liberdade do ex-presidente brasileiro, além de realizar toda uma propaganda relembrando as conquistas sociais em seu governo e de tudo que o povo vem sofrendo após o golpe de estado.
Com isto, o Partido Comunista Cubano e demais organizações dão continuidade a uma campanha que hoje é internacional, refletindo a crise geral em que o Brasil se encontra e o escândalo dessa prisão.
Seja no Brasil, ou no exterior, lutar pela Liberdade de Lula é uma urgência para todos. Lula é o principal líder da classe operária brasileira, uma referência internacional, presa pelo imperialismo.
O apoio dado pelos cubanos é fundamental e precisa ser enaltecido, pois está é a posição daqueles que estão de fato em defesa do povo pobre e oprimido.
Liberdade para Lula!




