Candidatos do Partido Republicano ligados a Donald Trump perderam nas eleições legislativas. Trump se envolveu nas campanhas eleitorais de dois estados um ano antes do pleito de 2020 em que tenta reeleição.
Os resultados são ruins para Trump, mas de forma nenhuma acaba com a polarização política existente no país. As eleições seguem indefinidas. E Trump, que realiza um governo improvisado sem o apoio da ala majoritária do imperialismo norte-americano, conseguiu se impor como candidato dos Republicanos, da mesma forma que aconteceu quando ganhou as eleições em 2016. É e será, se for reeleito, um governo de crise.
Na segunda-feira Trump havia feito um apelo a seus eleitores para irem às urnas de Kentucky votar em seu candidato afirmando a 20.000 seguidores no estado conservador que “Se perdermos, isto enviaria uma mensagem muito ruim (…) Não podem deixar que isto aconteça comigo”. Mesmo assim perdeu, revelando uma crise do regime político norte-americano.
Por conta da pequena diferença de votos, o republicano Matt Bevin não admitiu a derrota. Foi vencedor o candidato democrata Andy Beshear em um estado em que Trump, em 2016, superou Hillary Clinton por 30 pontos.
Além disso, os democratas também retomaram controle, pela primeira vez em 25 anos, das duas câmaras da Assembleia da Virginia, de acordo com projeções da imprensa.