O ano de 2018 começa com uma boa oportunidade para todos aqueles que gostam de arte. Em três capitais do país, São paulo, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro ocorrerão exposições artísticas gratuitas com temas diferenciados de artes plásticas e eletrônicas. Em São Paulo, o destaque é a exposição do artista nova-iorquino de Jean Michel Basquiat no CCBB, o Centro Cultural Banco do Brasil. O acervo reúne cerca de 80 peças, dentre estas, quadros, gravuras e pratos pintados. Na capital paulista, a exposição terá sua abertura no dia 25 de janeiro, aniversário da cidadae e se encerrará no dia 7 de abril.
Já em Belo Horizonte a atração será a exposição Disruptiva. A exposição terá a curadoria de Ricardo Barreto e Paula Perissinotto. São mais de 120 obras agrupadas em quatro vertentes diferentes: corpo vivencial, corpo cinético, corpo virtual e corpo lúdico. As obras fazem parte do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.
No Rio de Janeiro, a exposição será de arte contemporânea africana, a EX Africa, a qual ficará em cartaz do dia 20 de janeiro até o dia 26 de março. Serão 80 obras assinadas por 18 artistas africanos e dois brasileiros, reunindo fotografias, esculturas, pinturas, performances e vídeos. A mostra ocorrerá no Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro.
Veja abaixo os endereços das exposições:
SÃO PAULO
Exposição Basquiat no CCBB SP
Abertura: 25 de janeiro
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil SP (R. Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo – SP, 01012-000)
Visitas: Até 7 de abril | Quarta a segunda-feira, das 9h às 21h
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
RIO DE JANEIRO
Ex Africa – Mostra de Arte Contemporânea Africana
Abertura: 20 de janeiro
Onde: CCBB Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)
Visitas: Até 26 de março | Quarta a segunda-feira, 9h às 21h.
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
BELO HORIZONTE – MG
FILE – Festival de Arte Eletrônica
Abertura: 19 de janeiro
Onde: CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)
Visitas: Até 19 de março | Quarta a segunda-feira, 9h às 21h.
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita