A crise política nacional e todos os ataques brutais do governo golpista contra a classe operária e o conjunto da população pobre e trabalhadora da cidade e do campo, derivam do golpe de Estado, que fora realizado por meio do criminoso processo de impeachment, que retirou do poder a presidenta eleita com mais de 54 milhões de votos.
A destruição dos direitos trabalhistas, a destruição da previdência, os cortes radicais nos gastos do Estado, as privatizações, o fim dos programas sociais, o aumento da repressão, a retirada dos direitos democráticos, aumento das passagens, etc., constituem partes integrantes do plano econômico e político do golpe de Estado.
O golpe, por sua vez, é resultado da necessidade da burguesia nacional e principalmente do capital internacional (imperialismo) de abrir setores do mercado nacionais ainda não totalmente dominados pelo imperialismo, de aumentar a exploração e por conseguinte, a opressão contra a maioria do povo no Brasil e no mundo.
É uma nova ofensiva neoliberal, ou seja, um ataque generalizado às organizações operárias e populares, à esquerda nacional, contra a população pobre e os direitos democráticos de todo o povo trabalhador, para deste modo poder entregar toda a riqueza nacional e todos os serviço públicos ao capital privado, fazendo com que os mais pobres paguem pela crise econômica.
Neste interim, colocou-se a necessidade do desenvolvimento de grande movimento em defesa dos trabalhadores e da economia nacional.
Os Comitês de Luta contra o Golpe surgem justamente para ser o centro organizador da luta da luta da classe operária e do conjunto dos explorados e oprimidos do país contra o golpe e os golpistas.
Os Comitês são organizações de ação para denunciar o golpe de Estado e organizar a resistência popular ao golpe e todas as suas medidas. Só a derrota do golpe de Estado de conjunto pode frear a ofensiva da burguesia contra a população.
Formar milhares de Comitês de Luta contra o Golpe e pela anulação do impeachment criminoso! Derrotar a direita, derrotar o golpe de Estado!
Comitê de Luta do ABCD contra o Golpe
O ABC paulista foi palco de gigantescas mobilizações na luta da classe operária e do povo contra a ditadura militar e em defesa dos direitos dos trabalhadores em finais dos anos de 1970 e ao longo de 1980.
Agora o ABCD organiza-se novamente para se levantar contra a ditadura e os ataques que os golpistas desferem contra a maioria do povo trabalhador. O Comitê de Luta contra o Golpe de ABCD chama a todos para fazer parte da luta de todos os trabalhadores; do conjunto dos oprimidos contra a direita, contra o golpe de Estado e os golpistas .
Não a condenação de Lula! Todos a Porto Alegre!
O Tribunal Federal da 4ª Região (TRF-4), localizado em Porto Alegre, com celeridade inédita marcou o julgamento em 2ª instancia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva para 24 de Janeiro.
A condenação de Lula pelo Judiciário golpista é uma fato central na situação política nacional. Trata-se de um julgamento político. O Comitê de Luta contra o Golpe do ABCD coloca-se intransigentemente contra a perseguição do regime golpista ao ex-presidente e em defesa de seus direitos políticos.
A defesa intransigente dos direitos democráticos do povo é um imperativo para todos os movimentos democráticos e populares. No entanto, defender o ex-presidente Lula não significa unicamente a defesa do cidadão contra as arbitrariedades; a perseguição política do Estado burguês, da direita, do regime golpista, a defesa do ex-presidente no cenário político atual ganha nova dimensão.
Churrasco do “Esquenta Porto Alegre”
O Comitê do ABCD está organizando para o dia 21 de janeiro o churrasco do “esquenta Porto Alegre”, para agrupar todo pessoal interessado em ir protestar contra a prisão de Lula. É uma atividade que visa agregar todos os que estão dispostos a lutar contra o golpe de Estado e a primeira atividade social do comitê do ABCD. Uma primeira atividade de várias!
Inscreva-se nas caravanas do ABCD para Porto Alegre! Entre em contato e participe do Comitê de Luta do ABCD contra o Golpe de Estado!
E-mail: comiteabccontraogolpe@gmail.com
Telefones/Whatsapp:
11 94923-6076
11 95456-9764
11 98503-5867
11 97241-4937