O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou à Procuradoria-Geral da República (PGR), nessa segunda-feira (11), petição a respeito de informações sobre trocas de mensagens entre o tucano Fernando Henrique Cardoso e o empresário Marcelo Odebrecht – FHC teria pedido ao empresário financiamento da campanha de políticos do PSDB.
Pela petição, busca-se saber se foi realizado inquérito sobre o caso e os motivos pelos quais isso não foi divulgado; solicita-se também que seja aberta uma ação penal contra os policiais federais envolvidos na investigação e os procuradores responsáveis, a fim de apurar possível crime de prevaricação.
Segundo o deputado petista que protocolou a petição, Paulo Pimenta (PT-RS), o Ministério Público Federal tem mantido uma postura duvidosa em relação à ação contra FHC, uma vez que as informações ficaram na mão do MPF por três anos e nada foi feito para dar início à investigação. Em paralelo a isso, Pimenta lembra que o MPF ofereceu tratamento distinto no processo contra o ex-presidente Lula, quando tudo aquilo que pudesse ser usado contra Lula foi amplamente divulgado pelos procuradores.
Isso comprova que o Judiciário e o Ministério Público agem conforme interesses bem específicos. Se for bom para os golpistas, haverá máximo empenho por parte das instituições, como por exemplo no processo fraudulento que condenou Lula. Mas se algum golpista for denunciado, haverá total amparo dos procuradores e juízes para que nada seja feito.