Em sua última partida preparatória antes da estréia na Copa do Mundo da Rússia – onde chega como a principal favorita ante as grandes seleções que disputam o mundial – a Seleção Brasileira de futebol realizou sua última partida amistosa com uma convincente vitória e também boa exibição. O adversário foi a bem organizada equipe da Áustria, que não irá à Copa do Mundo, mas vem fazendo amistosos contra seleções que estarão no mundial, com muito bom desempenho e também resultado, tendo derrotado a atual campeã do mundo, a Alemanha, em amistoso realizado recentemente, pelo placar de 2 x 1.
Os austríacos começaram pressionando o Brasil, mas encontraram o ponto forte do time na partida, a defesa, compacta e muito bem postada, com Miranda e Tiago Silva formando um paredão, quase intransponível. Os dois volantes também estiveram impecáveis – Casemiro e Paulinho – formando a primeira linha de combate, anulando as principais investidas do adversário. O quarteto de ataque (Coutinho, Willian, Gabriel Jesus e Neymar) também mostrou muito bom entrosamento. Os três gols que deram a vitória ao Brasil pelo placar de 3 x 0 foram assinalados pelos integrantes do quarteto (G.Jesus, Neymar e Coutinho). No segundo gol, o craque Neymar mostrou mais uma vez todo o seu talento, deixando no chão, literalmente, o defensor austríaco, depois de um drible desconcertante, tocando com categoria para as redes, na saída do goleiro adversário.
Do lado austríaco, somente no primeiro tempo houve algumas boas jogadas articuladas pelo lado direito, com o bom lateral Alaba, que atua no futebol alemão. O time austríaco – principalmente no segundo tempo – diante da superior categoria do time brasileiro, usou e abusou do recurso da violência para parar o ataque brasileiro, e em vários momentos praticou o antifutebol.
A seleção chega à Rússia, portanto, como a principal favorita à conquista do título. Toda a campanha nas eliminatórias e os amistosos preparatórios colocam o futebol brasileiro como o melhor do mundo e certamente estaremos mostrando essa grande arte nos gramados russos a partir do dia 17 de junho, dia da estréia brasileira na copa, contra a Suíça.
A coluna de esportes do Diário Causa Operária Online estará acompanhando e dando ampla cobertura ao evento e, obviamente, à campanha do Brasil rumo à conquista do hexacampeonato.