Mantendo a tendência das últimas semanas a moeda norte americana, o Dólar, continua a se valorizar em relação à moeda brasileira, o Real. Nesta quinta-feira, 07 de junho o Dólar já operava com valor superior a R$ 3,90 quando da abertura do mercado. A principio isso vem ocorrendo devido ao agravamento da crise política e institucional no Brasil que deixa os investidores diante de um quadro de incertezas e instabilidade.
A subida do Dólar vem ganhando força desde ontem quando se valorizou 0,72%, e hoje já chegou a valorizar 1,66%, o que demonstra uma forte tendência a se distanciar cada vez mais em relação ao Real.
O cenário de crise e de incapacidade do regime golpista em levar adiante de forma eficaz o programa neoliberal (privatização total, Reforma da Previdência, etc.) somado ao recente abalo provocado pela greve dos caminhoneiros e dos petroleiros, deixa a burguesia imperialista receosa e isso provoca a valorização da moeda norte americana. Somado a isso temos também o desgaste geral da economia capitalista e imperialista, principalmente a norte americana, que vem tendo dificuldades para assegurar seus interesses econômicos em varias partes do globo, como a questão dos conflitos no oriente médio vem deixando claro.