Vox Populi

Compartilhar:

Rui Costa Pimenta

colunistas rui 3O ato do dia 13 de março foi uma farsa e uma fraude. A grande burguesia, utilizando-se de todos os seus recursos financeiros e do aparelho do Estado, dos seus funcionários e da sua máquina monstruosa e sinistra de propaganda política procurou impingir ao País uma manifestação da classe superior, encenada, artificial e manipulada como sendo a vontade popular.

Em meio a uma massa inerte de conservadores ignorantes e despolitizados, uma minoria histérica executava seus tradicionais pantomimas fascistas.

Utilizando-se ditatorialmente de concessões públicas a que não têm direito algum, meia dúzia de grandes capitalistas, no comando de profissionais de imprensa que vendem a sua alma ao invés da sua força de trabalho, criaram desta matéria prima sem nenhum valor, um fato político monumental para intimidar o povo e levar a cabo a etapa final do golpe de Estado que estão preparando desde 2012.

Os atos de ontem, particularmente o de S. Paulo, – cidade considerada por muitos dos hipnotizados pela máquina de propaganda totalitária do monopólio capitalista da imprensa como a “capital coxinha do Brasil” – no entanto, desmascarou completamente a farsa realizada no dia 13.

A maré humana que tomou conta da Av. Paulista e de todas as capitais brasileiras, foi um espetáculo majestoso como poucos. O povo comum, trabalhadores, estudantes, trabalhadores do campo e outros formaram uma massa compacta superior em número ao evento empresarial e fascista e infinitamente superior pela sua composição. Em oposição à mistura de classe média atrasada e confusa e classe média histérica fascista com grande composição de empresários de carne e osso, saíram às ruas ontem movimentos sociais, lideranças sindicais e uma enorme multidão politizada que acorreu, desta vez sim, espontaneamente para se opor ao golpe de Estado em curso.

O poder destas manifestações ficou patente em tudo. Na imprensa golpista, que se retraiu como uma cobra ameaçada da sua truculenta agitação contra o governo e na própria intervenção do principal orador que deixou clara a sua intenção de não acrescentar muita lenha da fogueira, porque a fogueira já está ficando bastante alta. A moderação de Lula, que evidentemente engolia as palavras para não desatar um ataque violento contra os golpistas, mostra o extraordinário poder que os golpistas colocaram em marcha.

Mais ainda, S. Paulo é o centro do furacão da luta de classes no país e mostrou a força do povo na luta contra a burguesia golpista.

Como se diz, vox populi, vox dei.

Vox dei. Será ouvida a “voz das ruas” como pediu o juiz conspirador e fora da lei Sérgio Moro depois do ato do dia 13 que pedia o golpe, contando com o ovo ainda dentro da galinha?

Um importante porta-voz do capital financeiro mundial, a revista The Economist, que apoia com todo seu negro coração o golpe de Estado no Brasil advertiu. com o habitual realismo dos grandes capitalistas, que a tentativa de derrubar o governo poderá provocar o caos no País e que os que passeadores domingueiros da Av. Paulista não são nada perto das organizações sociais e da massa antigolpe. Estão certos e, de longe, advertem a direita brasileira e seus mentores internacionais do perigo. O discurso de Lula também não foi uma ameaça mas uma advertência.

Resta a pergunta: os golpistas brasileiros e seus mentores do imperialismo mundial vão ouvir tais advertências?

Esta pergunta deve ser respondida categoricamente com um não. O impeachment vai progredir e também a conspiração dentro do Executivo, do Judiciário e do Congresso contra o governo. Advertências de nada adiantam diante dos interesses de classe em conflito.

É preciso levar o embate à ruas e mostrar que o golpe de Estado se defrontará com uma séria resistência popular. E não apenas mostrar, mas preparar de modo consciente o desenlace. Toda vez que são favorecidos com tais demonstrações, os líderes petistas e ligados ao governo costumam colocar o boi para pastar e descansam em uma ilusória tranquilidade até a próxima tempestade desabar sobre as suas cabeças.

A única via para derrotar o golpe é o aumento da mobilização popular e a derrota dos golpistas tal como aconteceu na Venezuela em 2002. Caso contrário, conheceremos a repetição de outras datas funestas como 1954 e 1964.

As organizações, lideranças e militantes que lutam contra o golpe. Os centenas e centenas de milhares que saíram às ruas têm que intensificar a mobilização, decretar no País um estado de mobilização permanente contra o golpe, fazer de cada organização operária e popular, de cada local de trabalho, moradia e estudo uma barricada na luta contra o golpe e mobilizar ainda mais amplamente.

O ato de ontem foi um passo, mas não o final da história do golpe. Foi uma enorme mobilização popular, mas os principais destacamentos, ou seja, a classe trabalhadora organizada pelos sindicatos e os não organizados, ainda não se mobilizaram de fato, exceto a sua camada superior. Esta é a próxima etapa. Devemos ir a ela determinada e conscientemente.

Os golpistas e fascistas são minoria, apesar do grande aparato publicitário, governamental e do dinheiro detrás deles. Mas a maioria não é maioria de fato apenas por um número e sim pela ação.

artigo Anterior

Análise Política Semanal: protestos pelo País

Próximo artigo

Polícia intercepta ônibus do MST que ia ao ato em Brasília

Leia mais

9 Comentários

  1. Excellent goods from you, man. I’ve consider your stuff previous to and you are just extremely excellent. I really like what you have obtained right here, really like what you’re saying and the way in which you are saying it. You make it entertaining and you still take care of to stay it wise. I can not wait to read far more from you. That is really a terrific website.

  2. I simply wanted to say thanks again. I do not know the things I might have used in the absence of the actual thoughts revealed by you relating to this industry. It truly was the scary problem for me, but seeing the very specialised strategy you solved that made me to cry with fulfillment. I’m just grateful for the advice and thus sincerely hope you comprehend what a powerful job you’re accomplishing training many people via your websites. Probably you’ve never encountered any of us.

  3. I happen to be commenting to let you be aware of of the wonderful discovery my wife’s girl enjoyed reading through your webblog. She came to understand lots of pieces, most notably what it’s like to have a great coaching spirit to get certain people without problems fully grasp some extremely tough topics. You actually surpassed my expected results. Many thanks for churning out such precious, trusted, edifying not to mention fun thoughts on this topic to Ethel.

  4. Youre so cool! I dont suppose Ive read anything like this before. So good to seek out anyone with some original thoughts on this subject. realy thank you for beginning this up. this website is something that’s needed on the web, somebody with slightly originality. useful job for bringing something new to the internet!

  5. Nice post. I learn something more difficult on different blogs everyday. It is going to always be stimulating to read content from other writers and apply a little one thing from their store. I抎 choose to use some with the content material on my weblog whether or not you don抰 mind. Natually I抣l give you a link on your web blog. Thanks for sharing.

  6. I precisely had to say thanks again. I am not sure the things that I would’ve gone through without the type of basics shown by you directly on such a area of interest. Certainly was a very frightful concern for me personally, however , understanding a expert mode you treated that took me to jump for contentment. Now i’m happy for the advice and sincerely hope you find out what a great job you’re providing teaching men and women via your web page. Probably you haven’t got to know any of us.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.