O que aprendemos com a URSS

Compartilhar:

No último dia 26, marca o 25º aniversário da queda da União das Repúblicas Socialistas e Soviéticas e o começo da restauração capitalista. O acontecimento foi noticiado tanto por jornais de esquerda quanto os da direita imperialista. Os primeiros variam de saudosismo demagógico a uma espécie de tentativa de desculpar para a burguesia os erros – verdadeiros ou falsos – da república dos sovietes. Os imperialistas usam toda e qualquer desculpa para repetir o mantra do capitalismo “A URSS falhou”. Um jornal comunista não poderia ter uma posição parecida com essa, ao contrário, é necessário mostrar de uma maneira científica as vias expressas abertas pelos bolcheviques, as lições da revolução e o desenvolvimento dela.

  • 1. Uma revolução possível

Antes de Lênin, Trotsky e o Partido Bolchevique tomarem o poder havia um enorme debate sobre se era possível que a classe operária chegasse ao poder, da mesma maneira que hoje falam que o socialismo é inviável. As próximas décadas seriam marcadas pelo “perigo comunista”, ou seja, a ameaça permanente de que o proletariado será vitorioso. Os operários russos provaram pela prática em 1917 o que os teóricos marxistas já sabiam desde 1848, desde a publicação do Manifesto do Partido Comunista, a classe operária pode, deve, e vai tomar o poder.

  • 2. A classe operária é mais poderosa que a burguesia

Antes da Revolução de Outubro, falava-se que o Estado burguês e a burguesia são mais poderosos que a classe operária. De novo a URSS mostrou pela prática que não. Após a revolução socialista, a URSS foi invadida por uma dezena de potências militares: Inglaterra, EUA, Inglaterra, Alemanha, França, entre outros. A revolução organizou o Exército Vermelho de operários e camponeses, não era mais bem armado que os exércitos imperialistas, não era mais bem treinado, acabara de nascer, mas ele representava a classe trabalhadora soviética, que conseguiu derrotar o imperialismo mundial, a classe produtiva venceu a classe que não produz.

  • 3. Sem alcançar o socialismo, a URSS mostrou a força do socialismo

O socialismo é um sistema de produção que requer meios de produção mais avançados que aqueles presentes nas economias capitalistas mais avançadas. A revolução tem como dever desenvolver os meios de produção. A URSS era um país pouco industrializado, muito mais atrasado do que o Brasil hoje. Naturalmente, para alcançar o socialismo, é necessário um funcionamento global da economia socialista e do auxílio de outros países mais desenvolvidos. Mesmo levando isso em conta, a URSS mostrou a força de uma economia cujas fábricas são propriedade dos trabalhadores, de um sistema político governado pelos trabalhadores e de uma sociedade que não busca enriquecer uma minoria de capitalistas mas resolver os problemas do povo. A URSS mostrou o que pode ser o socialismo, ao dar uma pequena e inicial amostra.

A experiência da URSS, muito longe de alcançar o socialismo, revela as possibilidades se o modo de produção socialista chegasse a um país como os EUA. A União Soviética livrou-se do analfabetismo em pouco anos, a Rússia se mantém com uma taxa de 99% alfabetizados até hoje. Foi garantido por muitos anos o pleno-emprego, colocaram o primeiro homem no espaço, a saúde e a educação em todos os níveis foi garantida para todos. Isso num país onde uma minoria sabia ler.

  • 4. O Ensaio geral da revolução mundial

A vitória dos russos na revolução, e depois as vitórias sociais sucessivas da república dos sovietes, iniciou uma nova fase da política mundial, uma fase de luta dos trabalhadores contra o sistema capitalista. Depois de 1917, a China fez uma revolução, a Coreia do Norte, Cuba, o Vietnã, vários países no Leste Europeu, a revolução de outubro iniciou uma transição para o socialismo, abriu o caminho para sucessivas vitórias do proletariado de maneira cada vez mais fácil, pois o povo aprendeu com as experiências.

Para concluir, é necessário dizer que não se deve ter um saudosismo da URSS, os revolucionários não devem chorar as mágoas do fim dela, no seu nascimento e no seu fim ela foi como Lênin disse “Um ensaio geral da revolução”, a última lição a ser tirada é que a vitória será ver a revolução se expandir por todo o globo terrestre. 100 anos atrás, num primeiro experimento, eles mostraram ser possível.

artigo Anterior

CE: Sob chantagem, governo aprova cópia da “PEC” golpista  que ataca trabalhadores

Próximo artigo

Dilma exige verificação de documentos feitos pela PF

Leia mais

7 Comentários

  1. I have to point out my passion for your generosity giving support to those people who should have guidance on this one topic. Your special dedication to passing the message throughout had become certainly significant and have usually made associates much like me to realize their endeavors. Your entire informative publication denotes much to me and further more to my peers. Many thanks; from everyone of us.

  2. I and also my pals were actually reading through the best pointers found on your web page while the sudden came up with a horrible suspicion I never expressed respect to the web site owner for those strategies. All of the men were definitely for that reason warmed to learn all of them and have in effect seriously been having fun with those things. Appreciation for truly being so thoughtful as well as for choosing this sort of perfect things millions of individuals are really desperate to be informed on. Our honest regret for not saying thanks to you sooner.

  3. I wish to voice my appreciation for your kindness for persons who have the need for guidance on that field. Your special dedication to passing the solution across ended up being definitely valuable and has without exception allowed people much like me to reach their pursuits. Your amazing important recommendations entails much a person like me and a whole lot more to my office workers. With thanks; from everyone of us.

  4. Thanks so much for providing individuals with remarkably wonderful opportunity to read in detail from here. It is often so cool and also full of amusement for me and my office colleagues to visit your site no less than three times in one week to find out the new issues you have got. Not to mention, I’m so actually happy with the astounding tips served by you. Selected 2 tips on this page are particularly the most beneficial we have all ever had.

  5. Can I simply say what a aid to find someone who really knows what theyre speaking about on the internet. You definitely know tips on how to carry a problem to mild and make it important. Extra folks need to learn this and perceive this facet of the story. I cant imagine youre no more fashionable because you definitely have the gift.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.