7 de novembro de 1917 – A primeira revolução proletária acontece! Bolcheviques derrubam Governo Provisório

Compartilhar:
7 de novembro de 1917 – A primeira revolução proletária acontece! Bolcheviques derrubam Governo Provisório

No dia 25 de outubro de 1917, no antigo calendário juliano, 7 de novembro de acordo com o usado atualmente, o gregoriano, o mundo viu provar-se o prognóstico já traçado pelos revolucionários alemães Karl Marx e Friedrich Engels em 1847: uma grande revolução proletária tomou a Rússia, dirigida pelos bolcheviques, o partido revolucionário.

Na madrugada do dia 25 de outubro, um Exército de operários, militares e camponeses invadiu e tomou o Palácio de Inverno, sede do Governo Provisório, em Petrogrado, à época encabeçado pelo Socialista Revolucionário Alexander Kerensky. Os bolcheviques também cercaram toda a cidade.

Após, uma sessão extraordinário do Soviete de Petrogrado, conselho operário, delegou o poder governamental ao Conselho dos Comissários do Povo.

No mesmo dia, o Pravda, jornal bolchevique, noticiava o acontecido, de acordo com o livro História da Revolução Russa, de Leon Trótski, dirigente da mesma:

“Então, tomamos o poder sós, mas nos apoiando sobre os votos do país e contando com a ajuda amigável do proletariado europeu. Mas, tendo tomado o poder, aplicaremos aos inimigos da revolução e aos que a sabotam, uma luva de ferro. Eles sonharam com a ditadura de Kornilov … Nós lhes daremos a ditadura do proletariado …”

artigo Anterior

Tradutor

Próximo artigo

Milhões em lucros e milhares de acidentes em frigoríficos

Leia mais

Deixe uma resposta