2 de novembro de 1917 – Comitê Militar Revolucionário de Petrogrado tem primeiro encontro para preparar a Revolução

Compartilhar:
2 de novembro de 1917 – Comitê Militar Revolucionário de Petrogrado tem primeiro encontro para preparar a Revolução

Formado em 19 de outubro de 1917, ao lado de diversos outros comitês, o Comitê Militar Revolucionário de Petrogrado foi o mais importante destes. Os comitês revolucionários foram orgãos criados dentro dos Sovietes, conselhos operários do País, para preparar a segunda revolução que aconteceria no País.

Campanha Financeira 3

Petrogrado foi o centro da Revolução Russa; era a região mais industrializada e, por conseguinte, tinha a classe operária mais forte do País.

Em 2 de novembro, aconteceu a primeira reunião oficial do Comitê Militar Revolucionário de Petrogrado para discutir uma insurreição contra o Governo Provisório de Kerensky. À época, quem presidia o Comitê era Leon Trótski. Além disso, Lênin, principal figura da Revolução Russa, e outros bolcheviques importantes como Yakov Sverdlov também faziam parte do Comitê.

O Comitê de Petrogrado, ao lado de diversos outros, preparou e realizou a insurreição que firmou o primeiro Estado operário da história. Após outubro, foi um dos órgãos responsáveis por firmar a revolução proletária em oposição à contrarrevolução.

artigo Anterior

Venezuela, vitória sobre a direita e a “esquerda” golpista

Próximo artigo

Ninguém lembra mais da máfia da merenda?

Leia mais

Deixe uma resposta