Documentário celebra o negro no esporte mais popular do mundo

Compartilhar:
Documentário celebra o negro no esporte mais popular do mundo

A produtora LC Barreto, que tem em seu currículo dentre algumas produções premiadas e consagradas Dona Flor e seus dois maridos e O que é isso Companheiro?, está encabeçando um projeto de documentário que abordará o papel do negro no futebol.

Campanha Financeira 3

Tomando como ponto de vista jogadores negros consagrados e de carreiras vitoriosas no Santos, o filme pretende abordar a relação desses jogadores com o racismo dentro e fora das quatro linhas. Quase todos os jogadores entrevistados passaram e tiveram um carreira de muitos títulos no Santos F.C. Figuras como Pelé, Coutinho, Serginho Chulapa e Daniel Alves são alguns dos personagens centrais dessa produção.

Mas questões raciais à parte, o documentário celebra acima de tudo a vitória de pessoas negras através do Futebol, que é o esporte mais popular do mundo. Pelo menos ali, o negro tinha alguma chance de subir de vida, de ascensão social e de ser celebrado pela suas competências sem que a cor de sua pele atrapalhasse o julgamento daqueles que assistiam.

Documentários como esse deveriam ser produzidos todos os anos aqui no Brasil, porque se o Brasil é pentacampeão mundial de Futebol, se times como São Paulo, Flamengo, Santos, Internacional e dentre outras equipes já conquistaram a Libertadores e o mundial de Clubes, tornando o Futebol Brasileiro assim excelência e referência no esporte independentemente do nível dos jogadores de determinada geração, é por causa da presença dos negros, de sua habilidade e categoria.

artigo Anterior

Coxinhas estão cada vez mais assustados com o Comitê de Luta Contra o Golpe da UFPE

Próximo artigo

Terreiro de candomblé é perseguido pelo Ministério Público

Leia mais

Deixe uma resposta