Crescimento do PCO se reflete em sua presença em quase todos os Estados brasileiros

Compartilhar:

O Partido da Causa Operária (PCO) acaba de realizar seu IX Congresso Nacional, que ocorreu entre os dias 12 e 15 de outubro. Um dos pontos centrais da discussão foi, além do golpe de Estado e seu desenvolvimento para uma ditadura militar, o crescimento partidário.

Destacou-se no informe político e nas discussões subsequentes a relação dialética existente na situação política, ao mesmo tempo em que a burguesia imperialista prepara uma ditadura militar, que cresce a reação no país, há também um deslocamento de amplos setores da classe operária e dos trabalhadores em geral para a esquerda. Despertados pelo golpe de Estado tendem a adotar,a cada momento, posições revolucionárias, ou seja está colocado a possibilidade da construção de um Partido Revolucionário de massas

Isto, significa que uma das tarefas fundamentais do Partido é justamente organizar as massas que se deslocam para luta revolucionária detrás de uma política revolucionária, a política do PCO. É o momento mais favorável, contraditoriamente com a situação política para o desenvolvimento do Partido.

Desde o momento em que se colocou em marcha um golpe de Estado no país, o crescimento partidário se acentuou. A atividade prática e a política correta colocaram o partido em destaque para os ativistas e militantes da luta contra o golpe o que resultou no crescimento do Partido.

No IX Congresso Nacional estiveram presentes delegados de 14 Estados da Federação em que o partido já está organizado.  A própria eleição da Comitê Central do Partido refletiu a política de crescimento Partidário incorporando novos companheiros que possuem capacidade de desenvolver o trabalho de recrutamento em em Estados e cidades em que o Partido ainda não está plenamente organizado.

O crescimento do PCO é um aspecto central da situação política e não só para o partido. A política e a atividade prática que o Partido impulsionou na luta contra o golpe resultou na grande audiência que o partido tem hoje, o que também possibilitou que o partido influi-se em grandes organizações, como o PT e a CUT, pressionando estes setores para a esquerda, para a luta contra o golpe. Com o crescimento do PCO, cresce sua influência e a pressão que faz sobre as organizações operárias e populares e a esquerda, bem como sobre as massas trabalhadoras. Ou seja, o Partido pode passar a ser um fator decisivo na luta política da classe operária organizada contra a burguesia.

artigo Anterior

A piada do “militar honesto”

Próximo artigo

Para golpistas, só o imperialismo pode ter armas nucleares

Leia mais

Deixe uma resposta