O resgate da memória negra de Caicó (RN)

Compartilhar:

Está aberta na cidade de Natal (RN) a exposição sobre o fotógrafo José Ezelino da Costa, intitulada “Quando a pele incendeia a memória’’, que reúne fotografias de pessoas e familiares tiradas por Ezelino no começo do século XX, época em que as sociedades ainda eram muito mais divididas entre a elite branca, ligada aos coronéis e fazendeiros, e os negros descendentes de escravos, que viviam à margem da sociedade.

A curadora do evento, Ângela Almeida, teve acesso ao álbum da família de Ezelino por meio de sua sobrinha neta, a arquiteta Ana Zélia Moreira. A novidade do evento é registro de pessoas que não faziam parte da alta sociedade, ou seja, pessoas negras em um momento do Brasil no qual o sentimento escravagista ainda era muito forte.

Segundo a pesquisadora, José Ezelino montou um estúdio improvisado em sua casa para tirar fotos de pessoas  próximas e de familiares, o que ajudou a preservar aspectos sociais que nunca haviam sido explorados em Seridó, região que era predominantemente branca.

Provavelmente, as fotos da exposição foram as primeiras de negros tiradas no início do século XX.  Ainda que as pessoas que aparecem nas fotos ostentem uma estética de referência da elite da época, com roupas sociais e trajes de primeira linha, os registros de Ezelino ajudaram a resgatar os traços sociais e os costumes de pessoas pertencentes a uma classe social que provavelmente não são lembradas nos livros de história.

José Ezelino da Costa foi um homem excepcional e a frente do seu tempo: aprendeu a revelar fotos por meio de manuais de instrução, montou uma banda de jazz, era filho de escrava alforriada e aprendeu a tocar violino por conta própria, atitudes pioneiras vindas de quem era descendente de ex-escravos.

A exposição vai até o dia 28 de setembro e está aberta ao público no Natal Shopping.

artigo Anterior

Golpistas da ECT convoca representantes dos trabalhadores para primeira rodada de negociações

Próximo artigo

Comitê de luta contra o golpe de Assis realiza mutirão

Leia mais

Deixe uma resposta