Oi, Cadê as árvores ?

Compartilhar:

O Diário Causa Operária recebeu um carta de uma leitora denunciando o desmatamento em áreas da periferia de São Paulo, na Zona Sul da Capital. Um dos principais problemas é justamente a necessidade de milhares de famílias sem-teto que são obrigadas a morarem em locais de alto risco. Ao mesmo tempo, a prefeitura, em vez de garantir o direito à moradia, ataca essas famílias usando o pretexto do desmatamento para reprimir a população.

É preciso lutar pelo direito irrestrito à moradia e ao direito do povo de ocupar.

“Uns plantam e outros cortam.  No dia 4 de junho de 2017 houve o Abraço Guarapiranga, uma iniciativa social para enfatizar a ideia de cuidado com a água e  preservação do meio ambiente que vem sofrendo drasticamente nos últimos anos, como sabemos. Neste dia houve plantio de mudas de árvores nos arredores da represa Guarapiranga. Porém,  para o desgosto e desespero de quem luta pela preservação do pouco verde que nos resta, foi observado que árvores vem sendo cortadas desmedidamente  em regiões bem próximas à represa e obviamente sem nenhuma autorização. Moradores dos arredores relatam que saem dali Kombis cheias de madeira (a mesma utilizada como lenha em pizzarias). 

O extremo sul de São Paulo já sofre há muito tempo com o desmatamento sendo um dos seus grandes motivos a falta de moradia,  que leva pessoas desabrigadas a ocuparem espaços inapropriados: uma troca de vida por sobrevivência. Não há conscientização suficiente, e mesmo que a tivesse o descaso do governo com a população obriga essas pessoas a terem esse tipo de atitude.

E o descaso é uma porta aberta para pessoas gananciosas e oportunistas que sem pensar nas consequências tiram proveito da situação, como os supostos donos de pizzaria ou pessoas que vendem a madeira para fins comerciais que vem arrancando essas árvores para encher o bolso de dinheiro.

As árvores evitam enchentes absorvem gás carbônico (Um dos principais causadores do aquecimento global), liberam oxigênio, entre todos os outros  benefícios que nos proporcionam. Não se pode tratar árvore como um simples pedaço de madeira ou um objeto de enfeite. Além disso estavam aqui antes de nós nesse planeta. Vamos conscientizar, vamos proteger , vamos lutar pelo fim do desmatamento!”

artigo Anterior

Hoje, palestra sobre a Revolução Russa

Próximo artigo

Ouça a questão da Coreia do Norte – Davi e Golias

Leia mais

Frase

Deixe uma resposta