Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/causaoperaria/www/wp-config.php:1) in /home/causaoperaria/www/wp-content/plugins/wpmu-dev-facebook/lib/external/facebook.php on line 60

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/causaoperaria/www/wp-config.php:1) in /home/causaoperaria/www/wp-content/plugins/wpmu-dev-facebook/lib/external/facebook.php on line 60
3 de setembro de 1938 – A IV Internacional é fundada por Leon Trotski - Diário Causa Operária Online

3 de setembro de 1938 – A IV Internacional é fundada por Leon Trotski

Compartilhar:

Para os partidos comunistas, a luta da classe operária não conhece nações, ela é internacional. Diante desta máxima, explicada por Karl Marx e Friedrich Engels no Manifesto do Partido Comunista (1848), formou-se a Associação Internacional dos Trabalhadores, em 1864, por Karl Marx e demais revolucionários, conhecida também como I Internacional.

Desde a I Internacional, a ideia de uma espécie de partido que aglutine todos os partidos revolucionários e operários foi seguida. A I experiência política internacional dos trabalhadores foi dissolvida em 1870, dando lugar, em 1889, à II Internacional, tendo como principal organizador o fundador do marxismo Friedrich Engels.

A II Internacional teve seu colapso nos anos de 1910, tendo sido dominada pela política reformista dos partidos social democratas. No lugar dela, em 1919, após a Revolução Russa, formou-se, por Lênin, a III Internacional, conhecida também como Internacional Comunista. Ela durou até 1943, mas viu seu fim político ainda nos anos 30, diante da vacilação da burocracia stalinista, dirigente da organização, que deixou o nazismo na Alemanha e o fascismo na Itália afundarem revoluções nos respectivos países.

Leon Trotski, principal combatente da política stalinista e defensor do Estado operário soviético, vendo isto, chamou a formação da IV Internacional, abrindo caminho para a classe operária ter uma nova experiência na luta internacional. Ela foi fundada em 1938 e tem como diretriz o Programa de Transição (1938), redigido por Trotski. Apesar de ter sofrido, após a morte do revolucionário russo em 1940, várias cisões, a IV Internacional é a organização internacional dos trabalhadores para os dias de hoje. Os partidos comunistas devem reivindicar a formação da IV Internacional, sua refundação, para permitir que o proletariado passe ainda por esta experiência para, assim, caminhar para a revolução mundial.

Em janeiro deste ano, o Partido da Causa Operária, partido comunista e trotskista, teve como tema de sua Universidade de Férias o Programa de Transição e a IV Internacional. As aulas estão disponíveis no YouTube, no canal da Causa Operária TV.

artigo Anterior

Disputa entre tucanos expressa divisão da burguesia

Próximo artigo

Frase – Análise Política da Semana

Leia mais

Deixe uma resposta