Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/causaoperaria/www/wp-config.php:1) in /home/causaoperaria/www/wp-content/plugins/wpmu-dev-facebook/lib/external/facebook.php on line 60

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/causaoperaria/www/wp-config.php:1) in /home/causaoperaria/www/wp-content/plugins/wpmu-dev-facebook/lib/external/facebook.php on line 60
Mostra Di Cavalcanti em São Paulo, na Pinacoteca - Diário Causa Operária Online

Mostra Di Cavalcanti em São Paulo, na Pinacoteca

Compartilhar:

Emiliano Augusto Cavalcanti de Paula Albuquerque e Melo (1897 – 1976), ou simplesmente Di Cavalcanti, foi um dos mais ilustres pintores brasileiros de todos os tempos. Representante do modernismo, ao lado de Anita Malfatti (1889 – 1964), Tarsila do Amaral (1886 – 1973) e Graça Aranha (1868 – 1931).

Como os demais modernistas, Cavalcanti buscou encontrar uma identidade para retratar o Brasil em suas pinturas e desta forma, segundo José Augusto Ribeiro, “entra nos becos, nos lugares sujos das cidades” e apesar de um erotismo muito saltado nos trabalhos, ele também faz uma grande idealização da mulher, elegendo-a como um símbolo do país.

A partir de 2 de setembro (sábado) de 2017, mês em que se celebra 120 anos do nascimento do pintor, estará exposta na Pinacoteca (SP), uma retrospectiva de sua brilhante obra. A exposição permanecerá aberta entre quarta e domingo até 22 de janeiro de 2018, com entrada franca aos sábados e por R$6,00 nos demais dias.

É uma grande oportunidade de conhecer o trabalho deste importante artista brasileiro, que expressou nas telas uma versão iconográfica das discussões sobre a identidade do Brasil que se fez presente nos anos 30 e 40.

artigo Anterior

Argentina: onde está Santiago Maldonado?

Próximo artigo

Frase – Análise Política da Semana

Leia mais

Deixe uma resposta