Uzwela entrevista Edson Lima e os 18 anos do projeto: “O autor na Praça”.

Compartilhar:

O programa cultural da Causa Operária TV, “Uzwela – Conversa sobre cultura”, recebe na quinta-feira dia 10 de agosto, as 19 horas, ao vivo em seus canais online no Facebook e no Youtube, com transmissão ao vivo também pela Rádio Causa Operária, Edson Lima, produtor e agitador cultural, do Projeto “O autor na Praça”.

“O autor na Praça” que existe desde 1999 e com a proposta de criar espaços alternativos para fomentar o interesse pela leitura e escrita, Edson Lima leva adiante a Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, no bairro Pinheiros na cidade de São Paulo,  numa parceria com a Asociação dos Amigos da Praça Benedito Calixto esse projeto.

O projeto tem uma história de dar inveja: Em sua primeira edição teve o dramaturgo e escritor Plínio Marcos autografando a nova edição de Querô – Uma reportagem maldita. Plínio se tornou o padrinho do projeto, motivo pelo qual, o local onde acontecem os eventos recebeu o nome de Espaço Plínio Marcos.

A intenção do projeto é romper o distanciamento entre ator e público. Será interessante perguntar ao entrevistado se isso funciona, se rende frutos. Diversos dias importantes no projeto: dia nacional da luta antimanicomial, homenagem a Solano Trindade, Exposição Lampião entre outros.

Seja qual for a eficácia do projeto, o programa “Uzwela – Conversa sobre Cultura” vêm para discutir projetos de diversos artistas, arte em geral, arte popular, livros, pinturas, cordel, música, filmes e como levar isso à população mais pobre. O programa por ser transmitido pelo youtube e pelo facebook facilita o acesso ao que é discutido.

O evento é estendido para outras praças, parques e em comunidades carentes promovendo o hábito da leitura e escrita. O projeto entra de cabeça nos valores da própria região, respeitando e promovendo a produção local.

O número de pessoas visitantes é estimado em aproximadamente 10.000 pessoas por sábado, formado por jornalistas, artistas, músicos, estudantes, moradores da região de Pinheiros e outros bairros da cidade, além de turistas brasileiros e estrangeiros.

O AUTOR NA PRAÇA é um projeto contínuo ocorrendo quinzenalmente, aos sábados, na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, Já foram feitas parcerias que permitiram a realização do projeto em outros espaços como O AUTOR NA ESTAÇÃO, na Estação Brás da CPTM, aos domingos No Parque Trianon (O AUTOR NO PARQUE), Uma vez por ano o projeto participa de outras feiras de arte como das Vilas Madalena, Pompéia, Mariana, Maifest e BrooklinFest no Brooklin, Feira Preta e outros eventos realizados em espaços alternativos da cidade de São Paulo e onde houver espaço e interesse para participação.

Os interessados em assistir ao programa online poderão fazer perguntas e interagir, acessando o vídeo da transmissão que será disponibilizado em Facebook e Youtube. Estão todos convidados para compartilhar, curtir e assistir este Uzwela. Para aqueles que preferirem assistir o programa ao vivo podem ir ao Centro Cultural Benjamin Peret (Rua Serranos, n.90 –Bairro Saúde).

O Uzwela já entrevistou dezenas de artistas desde outubro do ano passado, e vem melhorando a qualidade técnica, o entrosamento dos entrevistadores Renato Dias e Henrique Áreas e assim obtendo uma ótima entrevista com o convidado.

artigo Anterior

O estupro é a “Cura Gay” dos evangélicos

Próximo artigo

Lula: quanto mais a burguesia bate, mais o povo apoia

Leia mais

Deixe uma resposta