O trotskismo e a Revolução Russa

Compartilhar:

O nome de trotskismo, resultado da luta travada contra o revisionismo da burocracia stalinista, representa a continuação do marxismo e do leninismo. Estabelecido no combate contra a falsificação centrista e burocrática do marxismo, da história da Revolução Russa, tornou-se uma bandeira de luta erguida por Leon Trótski em defesa das ideias e da política defendidas por Lênin.

Para Trótski, Lênin foi fundamental no desenvolvimento de todos os aspectos essenciais da teoria marxista na era de revoluções surgida com o imperialismo. Sua História da Revolução Russa é um balanço e um tratado sobre a arte da Revolução, na qual Lênin e as massas operárias e camponesas são os personagens principais.

Sua teoria da Revolução Permanente, elaborada pela primeira vez em 1905, provou-se correta na Revolução de 1917, principalmente por meio da política de Lênin, que conduziu a classe operária ao poder e à ditadura do proletariado.

A luta contra o revisionismo stalinista e em defesa do marxismo, que ocupou papel central na atividade de Leon Trótski de meados da década de 20 até seu assassinato em 1940, encontrou expressão clara e acabada no Programa de Transição da IV Internacional, de 1938.

A defesa da Revolução Russa contra seus detratores – do stalinismo à época de Trótski, como do centrismo surgido no seio da IV Internacional – e das tarefas

Para um partido operário, marxista, como o nosso, o estudo de todas essas questões é fundamental para seu desenvolvimento e para o avanço de sua luta pela revolução, o governo operário e o comunismo.

A cerca de um mês da 40ª Universidade de Férias do PCO, além das referências dadas acima, sugerimos ao leitor nosso guia de leitura elementar e as sugestões dadas em um artigo anterior para que nosso curso de formação política marxista seja melhor aproveitado por todos os militantes e simpatizantes da causa operária.

A 40ª Universidade de Férias do PCO será realizada no dia 21 de julho, e os interessados podem inscrever-se aqui.

artigo Anterior

Piada sem graça: golpistas querem tirar Correios do prejuízo entregando a marca Sedex

Próximo artigo

Mulher Maravilha – ninguém entendeu o filme

Leia mais

Deixe uma resposta