Frente Brasil Popular prepara o 24 de maio em Brasília

Compartilhar:

A Frente Brasil Popular do Distrito Federal realizou no Sindsep (Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF) na última terça (16) uma plenária de preparação para o #OcupaBrasília do próximo dia 24 de maio.

A reunião foi coordenada pela militante do Movimento dos Sem Terra (MST), Vanderlúcia Simplício, e contou com a participação de representantes de diversos movimentos sociais, que propuseram e deliberaram linhas de ação para o dia de mobilização. Chamado pelas centrais sindicais – sobretudo a CUT e pela CTB – o #OcupaBrasília agregará ainda a Frente Povo sem Medo e participantes de todo o país em diversos atos de repúdio ao golpe de Estado em curso, hoje concretizado nas ditas “reformas” trabalhista e da previdência.

A Frente Brasil Popular distribuiu panfletos com a agenda preliminar em que estão previstos: concentração às 14h em frente ao Estádio Mané Garrincha, uma marcha à Esplanada dos Ministérios às 17h e um ato em frente ao Congresso Nacional às 18h30. O panfleto, entretanto, trata dos ataques aos trabalhadores sem mencionar o golpe – no que foi duramente criticada por alguns dos presentes, como o militante do PT de Ceilândia, Reginaldo Dias Silva.

Os dirigentes do PCO-DF – Ricardo Machado, Thelma Maria da Silva e Expedito Mendonça – também realizaram intervenções, alertando para a necessidade de não se cair em ilusões parlamentares quanto às reformas golpistas, e conclamando as Frentes à luta contra o golpe como eixo central de mobilização. A partir destas intervenções, e atendendo ao clamor de diversos movimentos em todo o Brasil, a Frente Brasil Popular integrou à agenda do dia um ato pela anulação do impeachment de Dilma Rousseff em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Os organizadores do #OcupaBrasilia conclamaram todas as organizações participantes não apenas a participarem das atividades integradas do dia, como também a realizarem outros atos complementares na mesma data, bem como ações prévias de divulgação ao longo dos sete dias que restam até a data. A Frente Brasil Popular está chamando a uma ação coordenada de panfletagem em todo o Distrito Federal na manhã do próximo domingo (21).

Outras ações de mobilização popular e contra o golpe foram divulgadas na reunião, dentre elas o ato de Buzinistas organizado pelos professores da Universidade de Brasília, sob regência de José Eduardo Martins, às 16h do dia 28/5; a inauguração da Casa do Projeto Popular do Levante da Juventude em Samambaia (QR 208 cj.4 cs.4) às 16h do dia 21/5; um Jejum Cívico contra a Reforma da Previdência do Movimento de Pequenos Agricultores; bem como o Seminário sobre o Estado Democrático de Direito, promovido pelo PT no Teatro dos Bancários nos últimos dias deste mês – podendo contar com a presença de Lula.

Mantenha-se informado sobre a agenda do #OcupaBrasilia nos sites da Frente Brasil Popular, da Diário Causa Operária e do Comitê de Luta contra o Golpe – Não à prisão de Lula, do Distrito Federal.

 

artigo Anterior

Contribuinte do Wikileaks, ex-militar ficou presa 5 anos por entregar documentos secretos

Próximo artigo

CUT conquista sindicatos e cresce no Estado de São Paulo

Leia mais

Deixe uma resposta