A direita é inimiga da cultura

Compartilhar:

Assim que ascendeu à prefeitura da cidade de São Paulo, João Dória, um empresário almofadinha que nunca trabalhou na vida, demonstrou seu ódio ao povo brasileiro. Apesar da demagogia e das fantasias, Dória é a personificação típica da ideologia burguesa: atacou o trabalhador mobilizado(“vagabundo”, segundo ele), o setor público e a cultura popular.

A direita sempre demonstrou seu ódio ao povo, e o ataque à sua manifestação cultural apenas reflete isso. Dentre diversas medidas adotas pelo Prefeito coxinha, estão essas: redução de eventos e atividades na virada cultural paulista; entrega da Biblioteca Mario de Andrade ao empresário Charles Cosac, que determinou que a biblioteca pública não seria mais disponível 24 horas e acabou com as rodas de samba que ocorriam no local; fechamento do Clube do Choro; repressão aos grafiteiros, com multas horripilantes; projeto de privatização de bibliotecas públicas e do Centro Cultural de São Paulo (CCSP); multas e corte de verbas para escolas de samba e blocos durante o carnaval; e a lista continua com diversos patrimônios da cidade que o prefeito quer privatizar.

Recentemente, João Doria executou um congelamento de quase metade (47%, R$243,7 milhões) da verba da cultura municipal, e foi alvo de protestos por parte de manifestantes que denunciaram a “morte da cultura paulistana”. segundo a Rede Brasil Atual, “Os manifestantes deitaram-se no Viaduto do Chá, em frente à prefeitura, ao som da marcha fúnebre. Atores vestidos como caveiras lançavam flores e pétalas sobre eles, enquanto as ações de Doria e Sturm [secretário da cultura] eram severamente criticadas ao microfone. Ao final, foram lançadas flores.”

Isso demonstra, mais uma vez, que a direita é inimiga da cultura. Com o desenvolvimento do golpe de Estado, a tendência é o aniquilamento das manifestações culturais por parte da burguesia. O projeto cultural municipal de Doria é exatamente o projeto cultural dos golpistas em nível nacional.

artigo Anterior

Dia 24: ocupar Brasília contra os golpistas e por uma segunda greve geral

Próximo artigo

PCO-DF realiza sarau: “Belchior – Apenas um rapaz latino-americano”

Leia mais

Deixe uma resposta