5 de maio de 1818 – Nasce o grande revolucionário, fundador do materialismo histórico, Karl Marx

Compartilhar:

Nascido no Reino da Prussia, Marx se tornou uma das mentes mais universais de seu século.

Entusiasta do progresso humano, em 1848, no decorrer das revoluções na Europa Central e Oriental, escreveu ao lado de seu grande parceiro Friedrich Engels, o Manifesto Comunista, levando o essencial do que será o sistema que libertará a classe operária da exploração dos capitalistas, libertando assim, também, a sociedade, que não terá mais classes sociais.

A contribuição de Marx não para por isso: escreveu importantes e completas obras dissecando o sistema capitalista e suas contradições, o mais importante é o inacabado, por decorrência de sua morte, em 1883,  O Capital, cujas partes foram editadas por Engels e sua última pelo revolucionário alemão Karl Kautsky.

Militante, criou em 1864 a Associação Internacional dos Trabalhadores, ou a I Internacional, desenvolvendo assim o movimento operário europeu e crendo firmemente na revolução proletária como um fenômeno mundial.

O pensamento de Marx segue vivo; guiou a Revolução Russa de 1917, a maior revolução já vista na humanidade e guia todos os revolucionários de hoje no caminho da revolução.

artigo Anterior

Preso político, José Dirceu finalmente é libertado do cárcere

Próximo artigo

A justiça do lado dos golpistas, mais uma vez

Leia mais

Deixe uma resposta