10 coisas que você não sabia sobre Chuck Berry, o pai do Rock

Compartilhar:

Destacaremos 10 curiosidades sobre o artista negro que define o Rock’n’roll

1 – Reformatório

Já na adolescência, Chuck tocava guitarra, porém, parou com a música durante os três anos que passou num reformatório por tentativa de roubo.

2 – Trabalho na GM

Berry fez curso de cabeleireiro e cosmética, entretanto teve de ir trabalhar na linha de montagem da General Motors para sustentar mulher e filhos.

3 – Berry e o Power Trio

Em 1953, conseguiu abrir um salão de beleza e liderar um trio de blues com o qual tocava profissionalmente em nos finais de semana.

4 – Encontro com Muddy

Em 1955, ele seguiu para Chicago, tradicional centro do Blues, onde o cantor Muddy Watters o encaminhou a Leonard Chess, da gravadora Chess.

5 – Maybellene

A gravação de Maybellene, em 1955, ficou marcada por ser uma das primeiras a sintetizar perfeitamente o que viria a ser o ritmo rock an roll, com seu lançamento (que gravara pouco antes com o nome de ida Red em uma fita particular) Chuck Berry subia nas paradas de sucesso.

6 – Elvis, Beatles, Stones

Só Elvis, Beatles e os Stones regravaram ao todo 18 canções diferentes de Chuck Berry.

7 – Hall da fama

Em 1986, tornou-se um membro inaugural do hall da fama do Rock and Roll. Sua autobiografia foi publicada em 1988.

8 – Chuck, sua Gibson e mais ninguém

Chuck também ficou conhecido por sempre viajar em tours sozinho, acompanhado apenas de sua guitarra Gibson. Todas as vezes em que chegava em uma cidade, procurava e encontrava alguma banda que era capaz de tocar os seus sucessos.

9 – Melhor guitarrista

Foi eleito pela revista Rolling Stone o 5º maior artista da música de todos os tempos, e foi considerado o 7º melhor guitarrista do mundo pela mesma revista.

10 – Onde tudo começo

Chuck Berry é um ícone que estabeleceu o Rock como uma forma musical, mundial, e uniu o mundo dos negros e brancos na música.

artigo Anterior

Previdência: Industriais vão socorrer Temer para acabar com a aposentadoria

Próximo artigo

Golpistas pretendem votar fim da CLT e aprovar terceirização na terça-feira

Leia mais

Deixe uma resposta