Edson Fachin: novo relator da Lava Jato foi “sorteado” no STF

Compartilhar:

Nessa quarta-feira, dia 2, o Minsitro do STF, Edson Fachin, foi escolhido o novo relator da Lava Jato. Após a morte do relator da operação golpista no Supremo Tribunal Federal, ministro Teori Zavascki, abriu-se uma disputa pelo controle da operação golpista na Suprema Corte. O poder da relatoria da operação golpista é fundamental para os blocos golpistas em disputa pela supremacia do poder político. Isso porque o relator pode direcionar e mesmo escolher quem serão os alvos preferenciais da operação golpista.

O relator tem o poder de decidir quais políticos com foro privilegiado podem virar réus, até onde a “investigação” sobre algum acusado deve ir, pode arquivar inquéritos, determinar o sigilo ou não de depoimentos colhidos nas tais “delações premiadas”, dentre oura atribuições. Ou seja, o relator direciona, dirige, corrige a operação golpista, de acordo, naturalmente, com determinados interesses.

Nesse sentido colocou-se varias possibilidades para a escolha do novo relator. A imprensa golpista pressionou para que a ministra presidenta do STF, Carmen Lucia, fazisse um sorteio da relatoria entre os ministros. Foi o que de fato ocorreu. O sorteio caiu em Fachin, justamente o nome que vinha sendo levantado como um dos possíveis relatores. É mais um “sorteio” muito suspeito do STF, parece que os ministros da Casa são bastante sortudos.

O STF é dividido em duas turmas compostas de 5 ministros, o presidente não participa de nenhuma turma durante o mandato, nem assume nenhuma relatoria. O Ministro Teori pertencia à 2ª turma, responsável pela análise e acompanhamento da operação Lava Jato. Portanto, o suposto sorteio só poderia ser entre os ministros pertencentes à 2ª turma, que são Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Fachin, como se presentisse sua predestinação ao cargo, aceitou mudar de turma para participar do sorteio.

Antes da escolha, aventou-se também a possibilidade de que a relatoria ficasse com o novo ministro a ser escolhido para ocupar a vaga que ficou em aberto com a morte de Teori. Todavia, a luta entre os setores da burguesia golpista pela relatoria do Lava Jato dão o tom para o desenvolvimento do golpe.

artigo Anterior

Os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, nesse sábado, às 11 horas

Próximo artigo

Política de Dória é um ataque à juventude

Leia mais

1 Comentário

  1. Ich hab mir auch schon öfters über diese Plakate von AMA Gedanken gemacht… Bedrohen die Vegetarier jetzt ernsthaft den Markt? Lohnt sich so eine Kampagne, funktioniert sie überhaupt, nur um ein paar Kunden mehr zu kriegen?

Deixe uma resposta