Encontro de Amsterdã organiza a luta contra o golpe na Europa

Compartilhar:

 

Iniciou-se ontem o “1º Encontro Internacional pela democracia e contra o golpe”, organizado por vários coletivos dos, como eles chamam a si mesmos, “os brasileiros da diáspora”. São brasileiros residentes em cerca de 20 países europeus diferentes, de Portugal no extremo Ocidente até a Suécia no extremo Norte. São paraenses de Amsterdã, nordestinos da Alemanha, mineiros de Paris, paulistanos da Suécia, cariocas de Londres, formando um coletivo muito variado, alguns membros de partidos e correntes políticas, outros simplesmente ativistas da luta democrática e social , mas unificado em torno da oposição ao golpe e à virtual situação de ditadura que o País vive.

Estes “brasileiros da diáspora” tiveram importante papel de divulgar o golpe nos principais países europeus, ou seja, de desmascarar  farsa constitucional que os golpistas procuraram impingir ao mundo.

O primeiro dia foi dedicado a uma apresentação geral dos objetivos do encontro e ao credenciamento dos cerca de 100 participantes, que inclui uma pessoas do movimento contra o golpe no Brasil e dirigentes do PT. Os organizadores enfatizaram o fato de que esta é a primeira reunião dos diversos coletivos que se relacionam já por meio da internet, nas redes sociais e o objetivo de constituir um movimento mais coeso pelo menos na escala do continente Europeu.

Esteve presente a este primeiro dia o deputado federal do Psol pelo Rio de Janeiro, Jean Willys que se encontra em uma turnê política por países europeus. O deputado apresentou suas posições sobre a situação política brasileira e fez a denúncia da perseguição de que é alvo no Congresso Nacional. O jornalista e sociólogo petista Emir Sader leu uma declaração de Dilma Roussef endereçada ao Encontro.

No dia de hoje, sábado, 28 de janeiro, devem ser realizados dois debates com pessoas diversas e uma plenária dos coletivos com o intuito de deliberar sobre uma política e um plano de ação comuns contra o golpe na Europa.

artigo Anterior

Encontro de Amsterdã organiza a luta contra o golpe na Europa

Próximo artigo

AO VIVO! Encontro de brasileiros no mundo contra o golpe

Leia mais

Deixe uma resposta