Morreu Rafsanjani, ex-presidente do Irã

Compartilhar:

Neste domingo (8), morreu o ex-presidente do Irã Ali Akbar Hashemi Rafsanjani, aos 82 anos. Rafsanjani governou o país entre 1989 e 1997. Rafsanjani defendia uma aproximação com os EUA e a liberalização da economia, com sua morte o principal representante dessa tendência é o atual presidente, Hassan Rohani. Rafsanjani foi um dos fundadores da República Islâmica do Irã, surgida depois da revolução de 1979.

Em 1980, Rafsanjani foi eleito presidente do Parlamento. Em 1989, seria eleito presidente com quase 95% dos votos, votação que seria repetida quatro anos depois. Durante seu governo, Rafsanjani comandou a reconstrução do país depois da guerra com o Iraque, além de estabelecer relações com o mundo todo, com exceção dos EUA e de Israel. Nos últimos anos, Rafsanjani tinha perdido espaço na política, até entrar para o Conselho de Discernimento, em 2016, órgão que pode destituir o líder supremo e nomear uma nova pessoa para a função.

 

artigo Anterior

Ato-Debate: “Por que lutar pela anulação do impeachment para derrotar o golpe?”

Próximo artigo

“Sem uma resistência popular, vão engolir todos os direitos populares”, veja como foi o ato debate pela anulação do impeachment

Leia mais

Deixe uma resposta