Um golpe na luta pela terra

Compartilhar:

A repressão aos movimentos sociais é um ponto chave para os capitalistas no golpe de Estado no Brasil, pois se trata de lugares em que os trabalhadores organizados e partidos políticos de esquerda podem se mobilizar para lutas progressistas. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em uma ação tática do golpista governo de Temer, está na mira de mais um revés da luta pela terra.

A estratégia do programa de reforma agrária preparado por Temer agora é expandir a emissão de títulos de propriedade sob controle das prefeituras, com o objetivo de minar a distribuição de terras no País.

A aceleração desse programa também inibe a formação de novas ocupações e assentamentos, ou seja, é uma coerção contra a livre ação dos movimentos sociais. Na prática, transfere às prefeituras a função de selecionar as famílias que devem ser contempladas com lotes em novos assentamentos e quais devem receber o título de domínio, retirando essa que é uma das atribuições do MST.

Membro da coordenação nacional do MST, Alexandre Conceição, disse que “Isso não é plano de reforma agrária, é plano de retrocesso à reforma agrária. O problema é não querer fazer novas desapropriações.”. Afirma também não ver problema nenhum na forma como o MST realiza o trabalho de cadastramento das famílias.

É nítida a ofensiva do governo golpista contra qualquer mobilização social dos trabalhadores. Isso coloca a luta pela terra nas diretrizes revolucionárias que deveriam ter desde sempre na economia liberal capitalista, no combate convicto pela expropriação imediata de todo o latifúndio.

artigo Anterior

Estadão: o jornal do PSDB

Próximo artigo

Polícia Militar reprime baile e mata idosa em comunidade do Rio

Leia mais

18 Comentários

  1. Great post. I used to be checking constantly this weblog and I’m
    inspired! Very helpful info particularly the remaining part :
    ) I maintain such information a lot. I was looking for this certain info for a long time.
    Thanks and best of luck.

  2. Hello, Neat post. There’s an issue together with your web site in internet explorer, may test this?

    IE nonetheless is the marketplace leader and a big section of other people will omit your magnificent writing due to this problem.

  3. Have you ever thought about writing an ebook or guest authoring on other blogs?

    I have a blog centered on the same subjects you discuss and would really like to have you share some stories/information. I know my readers would
    enjoy your work. If you’re even remotely interested, feel free to shoot
    me an e-mail.

  4. I’ve been exploring for a little for any high-quality articles or blog posts on this
    kind of space . Exploring in Yahoo I ultimately stumbled upon this web site.
    Studying this information So i’m happy to convey
    that I’ve a very just right uncanny feeling I found out exactly what I needed.
    I such a lot undoubtedly will make certain to do not forget this
    web site and provides it a glance on a relentless basis.

Deixe uma resposta